Wednesday, June 04, 2008

O processo da vida é anti-entrópico!!

Na leitura do livro - A Nova Física e o Espírito - do físico gaúcho Moacyr Costa de Araújo Lima, deparei-me com esta afirmação do autor.  Ele defende ou explora o fato da vida, ser por natureza um processo de alta organização. O minimalismo neste caso não existe. Por quê?

 

Se tudo o mais tende ao caos, ao caminho mais fácil, mais simples, por quê a vida segue este sentido contrário?

 

Parece-me que não existe nada maior no mundo do que uma divisão do tipo, vida e não-vida. Tudo pode ser dividido desta forma. Não existem 3 reinos, existem 2: O dos seres vivos, e o reino dos não-vivos/inanimados. Um é regido pela organização, o outro pelo caos. Sua composição em um nível mais baixo é a mesma, mesmas moléculas, porém orientadas, tocadas pela vida – de um lado e por outro, ao sabor do acaso.

 

Um segue um caminho regido pelo minimalismo, o outro seguindo uma linha altamente complexa. Contra a entropia há a vida gerando energia, usando de processos entrópicos para fazer mais vida florescer. Há aí um equilíbrio como se a não vida dependesse da vida e vice-versa.  Reformulando, existe não vida sem vida, mas não existe vida sem não vida.

 

Quem faz esta divisão, quem disse à algumas moléculas para se juntarem, se organizarem e se multiplicarem? Quem criou a primeira bactéria? De onde se criou a primeira bactéria?

 

São perguntas que não podemos responder... São perguntas, cujas respostas estão muito além da nossa capacidade de compreensão. É difícil aceitar nossas limitações, mas parece ser esta a verdade e o destino de um sem número de gerações a nossa frente... Nos resta instigar, propor soluções, estudar todos os mecanismos e pistas existentes...  Parece-me uma situação, semelhante, explicar a uma criança de 3 anos,  o que os nossos melhores físicos e matemáticos sabem hoje,   Como você responde a esta criança, quando ela lhe pergunta o que é a Lua? Pois esta é tipo de resposta que podemos conceber quando nos perguntamos sobre como são os mecanismos que fazem e regem a vida. Não há uma resposta fora do contexto, porém estamos incapacitados de compreender o contexto – então não podemos entender a resposta.

 

O mundo é assim... Vida e não vida...  Podemos mais facilmente compreender os caminhos da vida depois da bactéria original ter se sofisticado um pouco mais, ter se tornado um ser mais complexo e diferenciado.  Aí aplicamos Darwin, Caos, o processo minimalista do mundo natural, a entropia e fica fácil explicar os últimos 3 bilhões de anos.